IMAGINARY
Concurso SURFER
Este concurso desafia os participantes a criar novas imagens, construindo superfícies algébricas no programa SURFER.
As melhores imagens submetidas a concurso serão selecionadas por um júri, indicado abaixo, constituído por cinco elementos, designado, em colaboração, pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) e pelo Departamento de Matemática e Aplicações (DMA) da Universidade do Minho.

--> Ver as imagens e participar
--> Ver galeria de exemplos
Como funciona o concurso
As superfícies são criadas a partir de equações algébricas usando as variáveis x, y, z. O SURFER esboça o conjunto de pontos que satisfazem a equação introduzida. Por exemplo, se escrevermos a equação x^2 + y^2 + z^2 -1 = 0, o SURFER esboça uma esfera. Podemos, a partir de superfícies simples, modificando a equação, perceber como a alteração dos coeficientes ou das potências na equação conduz a superfícies diferentes da original.

Para obter imagens originais com o programa SURFER, é necessária muita criatividade, intuição e habilidade matemática para inventar equações ou simplesmente alterar equações já existentes. O programa e o manual de utilizador podem ser obtidos na página de instalação do SURFER. Para enviar uma imagem para o concurso, deverá primeiro guardá-la em formato .png carregando no ícone “Guardar” na parte inferior direita do menu do SURFER. Depois poderão fazer o upload da imagem na galeria do concurso.
Quem pode participar
Todas as pessoas interessadas podem participar. Podem ser submetidas a concurso imagens originais criadas individualmente ou em grupo. Todas as imagens são bem-vindas. Quando fizer o upload da imagem, preencha completamente os dados solicitados. Não serão aceites imagens no concurso sem que a fórmula seja incluída no formulário.
Os concorrentes, ao submeterem imagens ao concurso Surfer, transferem os direitos de autor e conexos sobre as imagens para as entidades organizadoras do concurso, que poderão utilizá-las conforme decidirem.
Período de concurso, seleção e prémios
O concurso estará aberto de 17 de janeiro a 31 de agosto de 2015.

O júri do concurso terá a seguinte constituição:
- Aida Alves (Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva)
- Ana Pereira do Vale (Departamento de Matemática e Aplicações, Universidade do Minho)
- Joana Cunha (Departamento de Engenharia Têxtil, Universidade do Minho)
- Lisa Santos (Departamento de Matemática e Aplicações, Universidade do Minho)
- Paula Mendes Martins (Departamento de Matemática e Aplicações, Universidade do Minho)

Serão premiadas a originalidade, a criatividade e a beleza das imagens a concurso.
A decisão do júri é final e dela não haverá recurso.
A decisão será comunicada aos vencedores por correio eletrónico e divulgada nesta página, na da BLCS e na do DMA.
Os melhores trabalhos selecionados pelo júri serão premiados no final de outubro, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, onde serão posteriormente expostos.
Serão atribuídos prémios simbólicos às melhores imagens, oferecidos pela Biblioteca Lúcio Craveiro e pela Escola de Ciências da Universidade do Minho.
Dicas e links
As imagens que foram criadas noutros concursos podem ser visualizadas em "Spektrum der Wissenschaft".
Alguns conselhos de especialista: Criar superfícies algébricas (Prof. G.-M. Greuel).
O manual de utilização do SURFER em português pode ser consultado em " Surfer Manual (português)".