IMAGINARY
Concurso SURFER

Este concurso desafia os participantes a criar novas imagens sobre biodiversidade marinha através de superfícies algébricas no programa SURFER. As melhores imagens submetidas a concurso serão selecionadas por um júri, constituído por cinco elementos, designado pelo Centro Ciência Viva de Tavira.

--> Ver as imagens e participar
--> Ver galeria de exemplos
Como funciona o concurso
As superfícies são criadas a partir de equações matemáticas com variáveis x, y, z. O SURFER mostra o conjunto de pontos que satisfazem a equação. Por exemplo, escrevendo a equação x2 + y2 + z2 -1 = 0 obtemos uma esfera. Se quisermos modificar a superfície e dar-lhe novas formas, basta alterar a equação.

Para obter imagens originais com o programa SURFER, é necessária muita criatividade, intuição e habilidade matemática para inventar equações ou simplesmente alterar equações já existentes. O programa e o manual de utilizador podem ser obtidos na página de instalação do SURFER. Para enviar uma imagem para o concurso, deverá primeiro guardá-la em formato .png carregando no ícone “Guardar” na parte inferior direita do menu do SURFER. Depois poderá fazer o upload da imagem na galeria do concurso.
Quem pode participar
Todas as pessoas interessadas podem participar. Podem ser submetidas a concurso imagens criadas individualmente ou em grupo (máximo 4 elementos). Todas as imagens são bem-vindas. O concurso tem duas categorias: Escolar (dirigida a alunos do 3º ciclo e Secundário) e Geral (dirigida a qualquer pessoa da população que queira participar). Quando fizer o upload da imagem, no nome do autor, indique se concorre na categoria Escolar ou Geral. Exemplo: Ana Baioa - Geral
Período de concurso, seleção e prémios
O concurso estará aberto de 1 de junho a 31 de dezembro de 2014. Será premiada a originalidade, a criatividade e a beleza das imagens a concurso, dando-se preferência a imagens relacionadas com a biodiversidade dos oceanos, o tema da exposição IMAGINARY - SURFIN'MAT promovida pelo Centro Ciência Viva de Tavira.

A decisão do júri é final e dela não haverá recurso. A decisão será comunicada aos vencedores por e-mail e divulgada nesta página, na do Centro Ciência Viva de Tavira e no site Matemática do Planeta Terra. Os melhores trabalhos selecionados pelo júri serão premiados em local e data a indicar.
Dicas e links
As imagens que foram criadas noutros concursos podem ser visualizadas em "Spektrum der Wissenschaft". Alguns conselhos de especialista: Criar superfícies algébricas (Prof. G.-M. Greuel).
                MFO